Coordenador : Alice Akemi Yamasaki
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 390722.2206.59937.20032023
Departamento/Setor: SSE
Área Temática : Educação
Tipo: Cursos
Publico Alvo : Profissionais da Educação (gestores, professores, mediadores, estudantes universitários ou normalista), interessados na temática do curso.
Objetivo
a. Ofertar um curso de extensão que amplie o conhecimento do público em geral e, especialmente, dos professores e estudantes da área da educação acerca das diferentes literaturas e possibilidades do uso dela como prática pedagógica identitária, acessível e plural. b. Organizar o curso para formação constituído por 8 videoaulas e disponibilizado na plataforma da CEAD UFF, previamente preparados com pesquisadores dos temas propostos: interculturalidade, identidades e literaturas. c. Promover a formação continuada através dos conteúdos propostos e interação na plataforma da CEAD UFF, atuando de modo que os cursistas egressos estejam competentes em suas experiências e vivências para dirimir preconceitos no contexto pedagógico acerca das culturas negra, surda e feminista.
Resumo
O debate sobre interculturalidade ainda é desafiante para seus agentes, sobretudo quando se deparam com as necessidades práticas de promover a cidadania e o respeito à diversidade em sala de aula. A educação escolar tem por princípio e responsabilidade formar e dar impulso para que os alunos sejam indivíduos aptos para o exercício da cidadania plena, da democracia, da aquisição dos conteúdos clássicos, bem como dos conteúdos sociais de interesse da população que possibilitem a formação de um cidadão crítico, consciente de sua realidade (ALMEIDA, 2007). Teoricamente, o ambiente escolar consiste em um território qualificado para lidar com a diversidade e heterogeneidade disposta na sociedade, formando cidadãos com pensamento crítico e capazes de contribuir para o desenvolvimento social. Contudo, na prática, isso não é uma realidade. Com o objetivo de minimizar essa realidade, esta pesquisa, de cunho qualitativo exploratório, busca oferecer um curso de extensão, disponível na plataforma online através da Coordenação de Educação à Distância (CEAD) da Universidade Federal Fluminense (UFF) para docentes, estudantes universitários e profissionais da educação, para que se sintam capazes de exercer práticas pedagógicas através das literaturas (negra, surda e feminista) e desenvolver com a seus aprendizes ações cotidianas que enalteçam o conhecimento social, intercultural, linguístico e crítico, assim como o desenvolvimento da capacidade de narrativa, a criticidade e o processo de ensino-aprendizagem, de modo mais atraente, lúdico, prazeroso e que aborde pautas transversais necessárias para a formação do cidadão. A plataforma disponibilizará materiais de apoio, aulas com professores convidados e fórum de debates.